sexta-feira, 26 de março de 2010

NO ESTADIO



Lembro-me como se tivesse sido ontem, jogo do tri-campeonato, nas Antas. Arquibancada, bem la' no alto, a ver o Baia e companhia, cabelos pintados de azul e branco, festa generalizada, apanhei um balao, comi um calipo de limao coisa que normalmente o meu pai nao me deixava comer porque era " so agua e corantes ", sai dali convertido. Ganhei uma nova paixao, comecei a perceber porque que o Clemente barbeiro me chateava quando passava a' frente da televisao e ele estava a ver " a bola"..


Ontem fui ver um jogo de cricket, Rajasthan Royals VS Deccan Chargers.
Apanhei um Rikshaw de Sangath, Drive-in Road, para o outro lado da cidade, um calor imenso, que se abatia sobre mim, um cansaco enorme das noites mal dormidas que se tornaram uma constante, calor e derivados, mais a luz matinal a chegar as 6 e 30 pontuais, e la' seguia eu viagem pela selva, que em dia de jogo, 'a semelhanca do que se passa na europa, redobra a capacidade e populacao activa nas ruas e vielas, e a viagem de 45minutos ate' ao estadio foi um misto de recordacoes dos muitos jogos que ja vi nas Antas e Dragao,ou no pequeno 25 de Abril la' da terrinha, com a antecipacao e exitacao de quem vai para a festa dos golos, ou da falta deles. fui tentando procurar o homem das bifanas, ou a mulher dos cachecois, ou a claque que se organiza, a candonga, mas no final, depois da poeira toda passar, la' me orientei atraves do imenso parque automovel em terra batida, com toda a gente a comentar o que os ocidentais faziam num jogo de cricket.
A fila ia longa, e continuava a aumentar porque os Indianos nao gostam de esperar, o que quer dizer que e' ao bom estilo do "tas a dormir passo-te a' frente".
Estava eu na fila quando dei de caras com uma T-shirt de Sepultura do brasil 1 2 3 4, e mais a frente uma bela replica da Splipknot People = Shit. Ri-me um bom bocado, e no fundo acho que as t-shirts tavam ali ao engano , que Sepultura ou Slipknot deveriam querer dizer qualquer coisa como DE PUTA MADRE la' no Portugal, digno de figurar em todas as camisas e t-shirts justas do dia e da noite, como um slogan de bom posicionamento social e conhecimento linguistico.

Telemoveis nao entram, camaras tambem nao, foi o trinta e um pintado logo no inicio. Arranjou-se um esquema interessante, e por oito euros comprei uma T-shirt dos RRs e deixei o meu saco na banca de Merch do esta'dio. Seguimos viagem e eu sempre com a ideia de passar o anel da bancada, mirar o verde relvado, ver o Helton a aquecer na baliza e os Super a aquecerem a gargantilha.
Ora bem, esta'dio circular, gente aos magotes mas que nao devia passar das 30.000 , pelo menos na lotacao oficial do esta'dio, entertainer em palco centralmente localizado, a puxar pelo publico. Parecia-me que o Hermano Jose' tinha feito mais uma viagem do Portugal para Ahmedabad para animar o jogo, mas desenganei-me passado pouco tempo, e voltei a ficar surpreendido com as quatro bailarinas profissionais, que de indianas nao tinham nada, que subiram ao Palanque improvisado e fizeram as delicias da massa masculina que no esta'dio se encontrava e que certamente transformaram um jogo de cricket num jogo de bilhar de bolso, nao seria a tamanha convulsao que ia no meio deles.

O meu lugar era das primeiras filas, com a rede a' frente. Lembrei-me do FCP-Guimaraes para a taca de Portugal, 2004 se nao me engano, na apertada bancada do Topo do estadio de Felgueiras, com a rede de arame farpado a fazer a delicia dos foras de jogo, porque com uma esquadria a coisa fica mais facil de insultar a mae do bandeirinha. Mas bem, o lugar nao era grande espingarda, nao percebia o ba'sico sobre o jogo, e o melhor que tinha a fazer era tentar comparar com o Baseball e esperar um homerun que caiu a escassos 10 metros do local onde nos sentavamos..

Achei imensa piada aos Slogans que iam surgindo no placard:

WICKED!
AMAZING
BOMBASTIC
TIGHT!
BRUTAL!

A cantilena GO CHARGERS GO CHARGERS GO CHARGERS GO GO GO!

Mas fiquei desiludido, nao haviam golos, a malta nao ia a correr at'e a' rede para festejar, nao se insultava o arbitro nem os jogadores da equipa adversaria, nao se ouvia " GATUNO" a ecoar pelo estadio fora, nao se fazia a onda, nem sequer oooooooooohhhhhh filho da put* quando havia pontape' de baliza... e estava eu neste isolado mundo de querer ver o que nao via, de me lembrar que quando voltar quero ir ao Jamor ver o meu clube ganhar a unica coisa que ainda lhe resta para este ano, quando mais um atentado terrorista rasgou o meu estomago, deixando-me quase K.O. ao primeiro assalto.

Fui aos lavabos que em muito se pareciam aos do 25 de Abril, mas que conseguiam ser piores, e falamos da primeira liga do Cricket Indiano. Nao dava mais para ficar por ali a ver um jogo que nao compreendia no meio de uma multidao alterada naquele monstro de betao aparente. Decidi regressar a casa.

O ar ja' estava mais leve, as estradas menos ocupadas, a viagem tornou-se mais curta mas o problema e' que a cabeca e a barriga nao estavam bem.
Deitei-me no sofa, adormeci, acordei, corri para a retrete e quase em asfixia deitei por terra todas as forcas em forma de pasta viscosa e acida, de hakka noodles e fixed Lunch do Quick Bite, e voltei a puxar, e a puxar, e a puxar, e o ar esse, nem ve-lo. Passo sempre mal quando vomito, e desta vez, a cada round ia pensando que afinal a India tem destas coisas, que nao posso comer com tanto avontade, que o sol nao perdoa, que dormir bem faz-me falta, que a gasolina que respiro todos os dias me entopem os pulmoes, que um naco de carne com batata frita seria dadiva de deus, ou uma Agua Serra da Estrela ou Luso iam-me fazer mais feliz que as melhores gambas. Eu tambem nao sou grande fa de marisco, prefiro o prego no prato.

Depois de tomar uma bomba para o estomago e comer um arroz e torrada simples, adormeci, cai em combate, chuck norris style.

Hoje estou melhor, mas pouco, continuo com a intermitencia das idas ao quartinho, com vontade de comer sem saber o que comer, com vontade de dormir mas sem condicoes para tal.
Restam-me os sais de frutos , que nao sao ENO nem tem a cantilena " voce abusou, tirou partido de mim abusou", mas custaram 30 rupias e espero que resolvam a situacao.

Bad Brains - I Against I

Nenhum comentário:

Postar um comentário