quinta-feira, 6 de março de 2014

ESCORAS





Tenho andado a pensar numa estória que me contaram há uns tempos. Muito bonita.
Era uma vez -sim, esta história ou conto pode ser debitado com este inicio - um pescador velhote, que pescava numa ilha paradisiaca do pacifico. Um dia, um xerife andava a passear pela praia e viu o velhote a pescar. Passados uns dias, o xerife ( que agora vou lhe dar um nome espanhol, talvez Juan, tipo o rei!), o Juan, passou pela mesma praia e viu o velhote a pescar outra vez. Decidiu ir ter com ele para aprender a pescar.
Juntos foram pescando durante dias, semanas, meses, até que num outro dia, mais à frente, o Juan virou-se para o velhote e disse:
- JODER TIO! durante este tempo todo reparei que pescavas para caralho, tanto tanto peixe, com tanta naturalidade, que nem sequer tens barriga para comer tanto peixe...e como tal, deitas o peixe de novo ao mar... podias começar a vender peixe nos mercados da ilha!
-  para quê? responde o velho
- Pá, o peixe é tão bom que rapidamente ias começar a vender para restaurantes!
- E para quê?
- Para depois venderes a hoteis! e começas uma empresa de distribuição na ilha! quem sabe, depois até vendes para as outras ilhas do arquipélago!
- Mas para quê?
- Para quê? para arranjares uma frota de traineiras para pescares mais e melhor! e depois vendes aos cruzeiros de turistas! e empregas mais gente!
-  Mas para quê?
- Depois congelas em navios com frigoríficos do tamanho de casas e gentes e gentes a venderem pelo resto da América!
- Mas para quê?!
- Para depois exportares a tua marca para o resto do mundo! e venderes para todo o lado o peixe que tão bem pescas!!!
- ... para quê?
- Foda-se? Para quê? Para sei lá, tipo, quinze dias por ano, tirares umas férias numa ilha paradisíaca!

- ...


A ideia é escorar bem a cena, não deixar a goma verter pelas frinchas das madeiras dos taipais e tapumes, colocar as vigas doca bem acondicionadas e pregadas à cofragem, a tiges estarem no ponto certo para aguentarem a pressão da mangueira, regar bem as ripas para que o veio fique vincado no positivo e para que não haja espaço para que o betão fuja. Sem pressas, sem ânsias, bem feito.

Just as life should be.

City and Colour - The Lonely Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário